Doenças cardiovasculares podem ser evitadas com a mudança de hábitos

Tempo de leitura 2 min

Excesso de peso, tabagismo, sedentarismo, diabetes entre outros fatores contribuem para o surgimento de doenças cardiovasculares e, segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), até o momento já foram registradas mais de 85,4 mil mortes por algum tipo de doença do coração e da circulação somente no ano de 2020. Estes dados te assustam? Pois saiba que muitos destes falecimentos poderiam ser evitados com cuidados prévios e medidas terapêuticas.

Os dados são do Cardiômetro, um indicador criado pela entidade e que monitora estas mortes que, no Brasil, representam mais de 30% dos óbitos registrados. São mais de mil por dia, cerca de 43 por hora ou 1 a cada 90 segundos. A SBC estima que, até o final do ano, serão mais de 400 mil mortes por doenças cardiovasculares.

O recomendado é mudar alguns hábitos básicos a fim de se prevenir contra o aparecimento de uma possível hipertensão arterial, um acidente vascular cerebral (AVC) e muitas outras doenças. Também é importante diminuir o consumo de alimentos gordurosos, iniciar a prática de exercícios físicos e eliminar o excesso de peso que influencia de forma negativa no desempenho do sistema.

O sobrepeso e o excesso de gordura abdominal estão associados a uma alimentação ruim, provocando a obstrução das artérias e dificultando o controle do colesterol e da pressão arterial. Ficar atento ao peso, iniciar uma reeducação alimentar equilibrada em frutas, verduras, legumes, grãos e carnes magras são fundamentais para a saúde do coração.

A prática de exercícios físicos regularmente (pelo menos três vezes na semana) como a caminhada, a corrida e a natação fortalecem o músculo e o torna mais eficiente, além de ser uma das formas de prevenir e tratar doenças cardiovasculares e retardar o processo degenerativo das células do coração. Outros hábitos recomendados são uma boa rotina de sono, evitar o uso de bebidas alcoólicas e o consumo de cigarro.

Independente do fator de risco é essencial realizar exames preventivos periodicamente. Não deixe de cuidar do seu coração para não ser mais uma vítima das doenças cardiovasculares. Uma boa saúde física faz parte de uma vida afinada.

Quem Escreve

Quiz Afine-se

Os seus hábitos falam por você

Assine nossa newsletter

Conteúdos exclusivos do maior site
de qualidade de vida do Brasil

Formulário enviado!

Em breve entraremos em contato.