Açúcar envelhece?

açucar

Açúcar envelhece?

Vocês sabiam que além dos males que o açúcar causa ao organismo de maneira geral, ele e outros alimentos de alto valor glicêmico também são prejudiciais à pele e predispõem ao envelhecimento precoce? Pois é! Açúcar ENVELHECE!
O que ocorre é que a glicose adere às moléculas de proteína em um processo conhecido como glicação, que trata-se de uma reação na qual a glicose ou lipídios sem atuação de uma enzima, ligam-se a proteínas que sofrem modificações e, por isso, as células não conseguem desempenhar seus devidos papéis, levando à formação de AGEs – Advanced Glycation End Products (Produtos de Glicação Avançada).
Na pele, esses AGEs endurecem e degradam as fibras colágenas e elásticas, resultando na perda de tônus e elasticidade e favorecendo o surgimento de rugas e flacidez :S
Estudos revelam que alguns alimentos como ervilha, lentilha, feijões, chá verde, açafrão, alho, canela, semente de chia e óleo de linhaça podem ser grandes aliados contra a formação dos AGEs.
Então, além dos cuidados gerais com a pele, nada de esquecer-se da alimentação! É fundamental para garantir uma pele saudável e bonita por muitos e muitos anos.

Vanessa Falconi

Compartilhar post