Como está a saúde dos seus pés?

pés

Como está a saúde dos seus pés?

O excesso de peso traz riscos a saúde em geral, já estamos cansados de saber. Portanto, a fim de evitar a obesidade, é fundamental atuar na regulação da alimentação e iniciar ou intensificar a prática de exercícios físicos.
E quem carrega todo o peso do corpo são os nossos pés, que muitas vezes acabam esquecidos quando se trata de cuidar da saúde.
Um estudo brasileiro mostrou que quanto maior a taxa de IMC, maior é a queixa de dor e dormência nos pés. A grande maioria da população pesquisada tem o já teve dor nos pés, número que significa 75% dos homens e 86% das mulheres.
O excesso de peso sobrecarrega a estrutura óssea dos pés, prejudicando a locomoção, causando incapacidade funcional das pessoas, fraqueza muscular e uma má qualidade de vida.
Em tese de doutorado realizado pela Universidade de São Paulo (USP), pode-se identificar que problemas como osteoartrite é bem comum para quem sofre de obesidade. A osteoartrite é uma doença causada nas articulações caracterizada por degeneração das cartilagens acompanhada de alterações das estruturas ósseas vizinhas. As mais atingidas são as articulações das mãos, joelhos, e da coluna.
Além disso, o inchaço nos pés pode trazer cansaço e apresentação de vasinhos e varizes, causando dor e desconforto ao indivíduo.
Os cuidados principais devem ser seguir uma rotina de exercícios físicos e ter moderação quando assunto é taxa de gordura na alimentação.
Alimentos muito gordurosos trazem excesso de peso e consequentemente problemas nas articulações, assim afetando a saúde de seus pés. Cuide-se!

Compartilhar post