Fim de ano afinado

vanessa falconi

Fim de ano afinado

Fim de ano chegando… novas promessas, novos horizontes, novas metas, vida nova, não é mesmo? Ah, não podemos esquecer a comilança. Com o fim de ano, nossas mentes ficam a todo vapor com o tanto de coisas que acontecem. Para te ajudar a iniciar o ano com sua meta sendo cumprida, não a nova, a desse ano mesmo, vou te passar 5 passos para iniciar o ano mais afinada(o) e determinada(o).

1 – TENHA CLARO QUAL É SEU OBJETIVO: Clareza é poder. Você já viu alguém que não sabe aonde quer ir chegando ao lugar que gostaria? É impossível! Então, foque no que você quer. Muita gente costuma negar o que não quer mais, se você faz isso, reflita comigo: NÃO pense em um elefante. No que você pensa? Óbvio que pensa no elefante.
2 – PLANEJAMENTO: Partindo do pressuposto de que agora você já sabe qual é seu objetivo, é hora de saber como irá alcançá-lo. Planeje com antecedência a sua alimentação dos dias de festas. Sem você perceber a nossa mente primitiva já está pré-disposta a ceder ou não, já tomou a decisão por nós. Por exemplo: se, desde a sexta – feira anterior, você já toma decisão que vai comer no natal, imaginando aquele momento de comilança, então, você pode ajudar fazendo movimento contrário. Portanto, desde a sexta- feira já planeje o seu natal para que saiba o que fazer naquelas horas de tentação. Substitua por alimentos mais saudáveis e que goste. Se não definir que irá seguir o planejamento, já estará se sabotando.
3 – NA HORA DA CEIA: Quando pensar em comer algo ou achar que está com muita fome, beba água. Pode ser só sede. O corpo não sabe distinguir fome de sede, se beber e passar, era apenas sede. Sem pressa, em vez de encher o prato, se alimente com calma, com pouco, ao terminar e achar que ainda está com fome espere 4 minutos porque é o tempo que o cérebro precisa para distinguir entre a fome real e a vontade de comer.
4- Respire várias vezes bem lentamente. Quando vier aquela vontade saia do ambiente tentador e faça um acordo consigo mesmo. Dê uma nota quantitativa de 1 a 10 para medir o nível da sua vontade. Respire devagar durante 1 minuto. Após respirar, dê uma nota de 1 a 10 de novo. Normalmente, essa nota abaixa e isso te deixará mais tranquila com a sensação de controle, trazendo a calmaria para que curta a festa e as pessoas.
5- Os exercícios de Hiits (exercícios intervalados de alta intensidade e curta duração) é uma boa recomendação. A metodologia Tabata, são de apenas 4 minutos e acelera seu metabolismo basal por até 9x mais que outros exercícios . Faça 8 ciclos em alta intensidade com 20 segundos de exercícios e 10 de descanso.

Vanessa Falconi

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