Por que esperar adoecer para emagrecer?

saude e estetica

Por que esperar adoecer para emagrecer?

Ter medo da balança é uma realidade de muita gente que sofre com o excesso de peso. Mas a verdade é que manter o corpo ativo não ajuda apenas a manter o corpo magro, mas melhora inclusive o humor, a produtividade, bom funcionamento do intestino, organismo e metabolismo em geral.
Mas a mídia está sempre ‘jogando’ na cara da sociedade que o corpo perfeito deve ser igual ao da fulana da novela, da apresentadora X ou da cantora Y. Até as famosas sofrem com o massacre midiático se apareceu uma gordurinha extra aqui, uma celulite ali.
A verdade é que muita gente só passa a levar a sério o emagrecimento saudável quando alguma doença começa a apontar. Quando o problema é estético, ou melhor, incomoda apenas no espelho, várias são as formas para alcançar o peso ideal. Dietas, jejuns, restrições alimentares das mais variadas, exercícios sem acompanhamento, e até medicação sem nenhuma prescrição.
Mas até onde a busca pelo corpo perfeito é saudável? Por que a maioria espera uma doença vir para adquirir bons hábitos alimentares e físicos?
No verão, as academias lotam, secar em tempo recorde, adquirir aquele tanquinho e aqueles músculos são os objetivos. Mas, investir em atividade física por conta própria ou sem acompanhamento adequado, sem saber quais as reais condições d seu corpo pode causar lesões na coluna e articulações a curto, médio e longo prazo.
A busca pela saúde deve vir na frente da busca pela estética. Em longo prazo, atividades sem orientação, dietas malucas que promovem o efeito sanfona, e o uso de remédios ilícitos podem ocasionar em doenças sérias como câncer, depressão e impotência sexual.
Pode parecer clichê, mas todos já sabem, uma boa alimentação reunida com a atividade física ainda continuam sendo a forma mais saudável de emagrecer de forma sustentável. Especialistas dizem que a alimentação é 70% a 80% do processo da perda de peso eficaz. Não adianta treinar todos os dias e continuar com os maus hábitos alimentares.

Compartilhar post