Regulação do sono

Regulação do sono

Regulação do sono

O sono é muito importante na regulação hormonal. Um descanso adequado permite que o organismo funcione melhor e com isso, o processo de emagrecimento é mais eficiente. Para ter um sono adequado e de qualidade, assim como em todos os outros processos da metodologia REMM, o fundamental é a disciplina.
O processo de produção da Melatonina ocorre quando os olhos percebem que está escuro porém, ficamos expostos à luz dos aparelhos eletrônicos até muito tarde. Isso ativa o cortisol que nos deixa alerta e sem sono. O sono de qualidade passa por ciclos com duração aproximada de 90 minutos e é fundamental que esse ciclo não seja quebrado para que possamos obter todos os benefícios da reparação que vem através do descanso. Focando na disciplina, alguns pontos são importantes para melhorar esse processo.
1. Apague as luzes. Evite ambientes muito iluminados, banhos frios e eletrônicos pelo menos uma hora antes do horário de dormir. Tome um banho morno, reduza a velocidade dos pensamentos, um chá relaxante, tente pensar em coisas boas e aproveite esse momento para agradecer.
2. Regule seu despertador contando os ciclos de 1h30( 90 minutos) . Descubra quanto tempo vc demora a pegar no sono ( por exemplo 30 minutos) e adeque os ciclos. Deitando às 22h30, até pegar no sono 23h, contando ciclos de 90 minutos, coloque o despertador para 6h30. Com isso você dormirá 5 ciclos completos. Pode dormir até mais tarde? Desperte às 8h. E durma mais um ciclo de 90 minutos.
3. Ao acordar, estimule seu cortisol. Sim! Elimine a sonolência e aumente a disposição. Nesse horário ele te proporcionará a energia e a atenção necessárias para começar o dia. Se já tiver amanhecido, abra as janelas e sinta a luminosidade. Se ainda estiver escuro, acenda as luzes e acorde de verdade.
Esse é um processo de aprendizado. Como sempre, é necessário repetir e adequar até se tornar um hábito. Colha os benefícios e tenha dias mais produtivos e equilibrados.
P&D Afine-se
Profa. Dra. Ana Claudia Wabiszczewicz Cesar De Chiara
Dra. Mariane De Chiara

Referências
Suchecki, Débora; Tiba, Paula Aiako ; Machado, Ricardo Borges; Palma, Beatriz Duarte. Repercurssões Imunológicas dos Distúrbios do Sono: o eixo hipotálamo- pituitária- adrenal como fator modular. Revista Brasileira de Psiquiatria. Vol 29 S33 -8 . 2007.

http://www.sbpcnet.org.br/livro/57ra/programas/CONF_SIMP/textos/veralicebruin.htm

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