Saiba como o estresse pode prejudicar o seu emagrecimento

Estresse e emagrecimento

Saiba como o estresse pode prejudicar o seu emagrecimento

O estresse pode prejudicar o emagrecimento. Isso porque quando estamos estressados, exaustos com a rotina diária, a tendência é que fazemos as piores escolhas, nos sabotamos e optamos por alimentos que dão a sensação de ‘prazer’. O problema é que na maioria das vezes esses alimentos são gordurosos ou hipercalóricos.
Na teoria todo mundo sabe o que fazer para emagrecer, comer menos, se exercitar mais, mas na prática não é só isso não, há vários fatores que interferem nesse processo, influenciando o resultado final. Entre esses fatores, o estresse é um deles.
A agitação do dia a dia com trabalho, estudos e vida familiar acaba ocasionando em ansiedade por saber que não daremos conta de tudo o que precisaríamos fazer no dia ou na semana. É aí que os bons hábitos e o equilíbrio vão para o espaço, pois normalmente tudo é descontado na comida.
Além disso, o estresse gera alterações metabólicas, prejudica as emoções e consequentemente impede o emagrecimento eficaz.
Tudo isso porque quando ficamos tensos, nervosos, a adrenalina e o cortisol são liberados em grandes quantidades na corrente sanguínea, quando isso acontece constantemente, acaba tendo redução do gasto calórico e aumenta o estoque de gordura, principalmente a abdominal.
O estresse também atrapalha a digestão, o funcionamento correto do metabolismo e a absorção de nutrientes. O corpo fica em constante estado de alerta, preparando-se para se defender de algo que considera perigoso, e por isso, não reage bem ao tratamento de emagrecimento.
Para evitar esse círculo vicioso do estresse algumas medidas devem ser adotadas. Na hora da alimentação, concentre-se na refeição, deixe de lado televisão, computador ou celular. Evite também conversar sobre problemas na hora da refeição. O ideal é focar no que está comendo, mastigando bem os alimentos. Além disso, a dica aparentemente clichê de sempre: faça atividade física, por mais difícil que seja arrumar um tempinho para se exercitar é primordial tanto para a saúde física quanto mental. Existem ainda alimentos aliados contra a ansiedade, mas um bom profissional da área pode ajudar na escolha certa.
Toda ajuda profissional é sempre bem-vinda. Cuide-se!

Compartilhar post