Atividade física prejudica a imunidade?

Tempo de leitura 2 min

Já é consenso que a prática de exercício físico regular faz bem à saúde física e mental, porém com o surgimento da pandemia da Covid-19, a maneira de viver mudou. O distanciamento social foi necessário e locais como parques e academias foram fechados em muitos lugares. E aí começaram as perguntas: fazer atividade física prejudica a imunidade?

O exercício físico no contexto atual, juntamente à restrição de mobilidade e isolamento social, é fundamental. Manter-se ativo faz bem para a saúde e até mesmo para controlar sintomas como a ansiedade.

Além disso, a prática regular de exercícios traz uma recirculação frequente de células e estimula sua produção através de citocinas pró-inflamatórias, em teoria, nos tornando mais resistentes a infecções. Uma revisão publicada recentemente mostra que a produção, pelos músculos, de um potente antioxidante que protege nosso corpo é aumentada em decorrência da prática de exercícios físicos.

Portanto a resposta é não, fazer atividades físicas não vai prejudicar a sua imunidade.

mulher fazendo atividade física em casa
Malhar em casa pode ser divertido utilizando os móveis e utensílios como aparelhos

Mesmo em casa, fuja do sedentarismo

Diferente do que se imagina, não é preciso ser um atleta, de fato, para fugir do sedentarismo. Pelo contrário. De acordo com a OMS para ser considerado um indivíduo fisicamente ativo é preciso praticar somente 150 minutos de exercícios semanalmente.

Tais atividades ainda podem ser divididas em três dias da semana, apresentando sessões de, no mínimo 10 minutos.

Em março nós já tínhamos falado por aqui sobre esse assunto e demos algumas dicas. Clica aqui para ver a matéria. Além disso, no nosso Instagram tem algumas dicas de exercícios. Clique aqui para ver!

Então se você queria saber se a atividade física prejudica a imunidade a resposta é não. E não há mais desculpas para deixar o sedentarismo de lado, ativar seu metabolismo e ter uma vida mais saudável!

Quem Escreve

Quiz Afine-se

Os seus hábitos falam por você

Assine nossa newsletter

Conteúdos exclusivos do maior site
de qualidade de vida do Brasil

Formulário enviado!

Em breve entraremos em contato.