Hipertensão: causas, sintomas e prevenção

Tempo de leitura 2 min

A hipertensão arterial é uma doença crônica caracterizada pelo aumento anormal – e por longo período – da pressão que o sangue faz ao circular pelas artérias. A pressão alta faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para que o sangue seja distribuído corretamente no corpo.  

Segundo dados do Ministério da Saúde, no Brasil, 388 pessoas morrem por dia por hipertensão. A pressão alta é um dos principais fatores de risco para a ocorrência de acidente vascular cerebral, enfarte, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca. 

A doença que em 90% dos casos é hereditária, também é influenciada pelos hábitos de vida dos indivíduos, como o sedentarismo, consumo excessivo de álcool, fumo, obesidade, estresse, elevado consumo de sal e níveis altos de colesterol.

Silenciosa, quando sintomas como dor de cabeça, falta de ar, visão borrada, zumbido no ouvido, tontura e dores no peito surgem, geralmente, a doença já está em estágio avançado, por isso o ideal é detectá-la com exames. Pessoas acima de 20 anos devem medir a pressão ao menos uma vez por ano. Aquelas que têm casos na família, devem medir a pressão ao mínimo duas vezes por ano.

A prevenção é o melhor remédio contra a hipertensão e, para isso, é imprescindível adotar um estilo de vida saudável e afinado: manter o peso adequado, fazer refeições saudáveis, não abusar do sal e nem de alimentos gordurosos, praticar atividades físicas regulares, aproveitar momentos de lazer, abandonar o fumo e moderar o consumo de álcool e controlar o diabetes.

Que tal aproveitar que domingo, 26 de abril, é o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão para avaliar os seus hábitos em nosso Quis Afine-se? Clique aqui para responder às perguntas.

Quem Escreve

Quiz Afine-se

Os seus hábitos falam por você

Assine nossa newsletter

Conteúdos exclusivos do maior site
de qualidade de vida do Brasil

Formulário enviado!

Em breve entraremos em contato.