Benefícios do consumo de frutas sazonais

Tempo de leitura 3 min

De sabor doce, ácido e até azedo, é grande a variedade de frutas agradáveis ao nosso paladar disponível em supermercados, feiras livres e hortifrutis. Por serem ricas em vitaminas, minerais e fibras, as frutas auxiliam o organismo de diversas formas, prevenindo doenças e combatendo o excesso de peso.

Uma pesquisa realizada pela Produce Marketing Association (PMA) revelou que cerca de 34,60% dos brasileiros estão consumindo mais frutas diariamente, no entanto, esse número geralmente aumenta no verão devido as altas temperaturas e a maior necessidade de hidratação. 

Investir no consumo das frutas sazonais é uma excelente opção tanto para a saúde, bolso e meio ambiente. Por conterem menos agrotóxicos, pesticidas e fertilizantes durante o cultivo, as frutas sazonais são mais saborosas, suculentas e aromáticas, garantindo uma alimentação mais natural e saudável. Além disso, oferecem maior quantidade de antioxidantes e nutrientes e o seu consumo diário evita a deficiência de minerais e vitaminas. 

Outra vantagem é o seu baixo valor econômico quando comparado com o das frutas produzidas fora de época, pois elas contêm menos aditivos químicos, maior abundância do produto e menor impacto ambiental.

Pensando nisso, preparamos uma lista de frutas por estações do ano, confira:

Verão: abacaxi, abacate, ameixa, carambola, caju, coco verde, figo, goiaba, graviola, jaca, laranja, lichia, limão, maçã, mamão, manga, maracujá, melancia, melão, pera, pêssego, pitanga e uva. Dentre estas, o mamão papaia merece destaque por melhorar o trânsito intestinal, fortalecer o sistema imunológico, ter boas quantidades de vitamina C, ajuda no emagrecimento por ter poucas calorias e baixo índice glicêmico e facilidade da digestão pela papaia, uma enzima que ajuda a digerir as proteínas.    

Outono: abacate, banana, caqui, coco verde, figo, goiaba, graviola, kiwi, laranja, limão, maçã, mamão, manga, pera e uva são mais predominantes. A uva por sua vez, reduz o colesterol e estimula o bom funcionamento do sistema cardiovascular. 

Inverno: banana, kiwi, laranja, abacate, maçã e uva, carambola, caju, caqui e morango. No abacate podemos encontrar gorduras saudáveis como o ômega 3 que ajuda a hidratar a pele e os cabelos e controla o colesterol, também auxilia no emagrecimento por dar a sensação de estômago cheio e na musculação por promover a hipertrofia muscular se consumido antes da atividade física.

Primavera: abacaxi, acerola, amora, banana, caju, coco verde, jabuticaba, jaca, laranja, mamão, manga, maracujá, melancia, melão, mexerica, pêssego e pitanga. Alvo de muitas pesquisas, o abacaxi tem o seu mérito por prevenir doenças cardiovasculares e colorretal, preserva a saúde mental, reduz inflamações, sacia a vontade de comer doces e diminui o apetite. Responsável também por eliminar o ganho de peso em volta do abdômen e oferecer boa resistência ao corpo para bloquear gripes e resfriados.

Priorize as frutas sazonais e caso queira preservá-las para um futuro consumo, o ideal é congelar em pequenos pedaços ou inteiras dependendo do seu tamanho, mas atente-se aos cuidados que mantêm os nutrientes e fazem com que elas durem mais.

Quem Escreve

Quiz Afine-se

Os seus hábitos falam por você

Assine nossa newsletter

Conteúdos exclusivos do maior site
de qualidade de vida do Brasil

Formulário enviado!

Em breve entraremos em contato.