Carboidrato é sempre vilão?

Tempo de leitura 2 min

A falta de informação fez com que reduzir ou eliminar os carboidratos do dia a dia virasse rotina para muita gente que quer perder peso ou manter-se mais saudável. Mas quem coloca o carboidrato como vilão e diz que não emagrece porque ainda o consome deve rever essa fala, entender para que ele serve e quais alimentos são seguros para o equilíbrio do corpo. 

Devemos evitar os extremos e, por isso, dietas que restringem qualquer tipo de alimento são ruins e podem ser prejudiciais à saúde.

É importante lembrar que o carboidrato é um nutriente essencial para o funcionamento do corpo, fonte de energia essencial para quem pratica exercícios e até mesmo para atividades básicas do dia a dia. A ausência dele na alimentação causa tontura, dor de cabeça e até desmaio.

É claro que, assim como outros macronutrientes (gorduras e proteínas), os carboidratos possuem calorias que quando em excesso podem ser armazenadas no organismo na forma de gordura, mas mesmo assim não deve ser cortado. Deve-se dar preferência para os melhores tipos e a quantidade deve ser ajustada de acordo com a necessidade de cada um.

Existem dois tipos de carboidratos, os complexos, que são ricos em vitaminas, minerais e fibras, além de possuírem baixo índice glicêmico (pouco açúcar simples) e os simples, que são altamente glicêmicos e quase sempre absorvidos imediatamente pelo corpo.

Dessa forma, vale destacar: não é o carboidrato que oferece risco ou desvantagem no seu planejamento alimentar, e, sim, o tipo de carboidrato que você está consumindo.

Quem Escreve

Quiz Afine-se

Os seus hábitos falam por você

Assine nossa newsletter

Conteúdos exclusivos do maior site
de qualidade de vida do Brasil

Formulário enviado!

Em breve entraremos em contato.