Como manter as crianças ativas durante o isolamento social

Tempo de leitura 3 min

Os desafios de um isolamento social não se limitam apenas ao fato de se trabalhar de casa e não poder se encontrar com os amigos. Quem tem filho sabe as dificuldades que é drenar toda a energia acumulada da criançada, manter a rotina de estudos e não deixar o dia a dia cair no tédio e no terrível videogame. O que fazer então, para manter as crianças ativas durante o isolamento social e passar por este momento sem tantas barreiras e de forma mais leve? O segredo é improvisar.

Antes de iniciar qualquer prática diferente é necessário procurar manter, ao máximo, a rotina da criança. “Verifique as atividades escolares do seu filho e caminhe no mesmo ritmo de antes. Uma tarefa desafiadora, mas necessária”, explica a coordenadora dos HIIT Coach do Afine-se, Vanessa Virgílio.

Depois das tarefas escolares feitas em casa, tente preparar atividades que se aproximem dos gostos e costumes das crianças. Se optar por dançar, pergunte qual a música preferida do seu filho, assim ambos irão se divertir e, de quebra, conseguirá manter seus exercícios em dia. Na hora de cozinhar, a premissa é a mesma, peça a ajuda deles. É importante fazer o pequeno sentir-se responsável e participativo em todos os momentos dentro de casa, desde a alimentação até a diversão “Sabe aquela receita top que a nutricionista passou? Convide seu filho para ajudar na produção. Além de se unirem, você está contribuindo para uma alimentação mais saudável na vida dele”, salienta a HIIT Coach.

Pai e filho brincando de super herói
Inventar jogos e brincadeiras ativa a imaginação, gasta energia e traz seu filho para mais perto de você

Outra ótima ideia para este momento é chamar a criança para brincar. Que tal, juntos, desenvolverem um jogo? Mas nada de imposições, pois a imaginação deve correr livre. “Pode-se criar um campo de circuitos, com brinquedos espalhados em um dos cantos e é preciso levá-los até a outra ponta. Quem carregar mais, ganha. Uma brincadeira que pode ser feita dentro de casa, no quintal e até mesmo no apartamento”, diz Vanessa.

Atividades sensoriais também são permitidas. Convide a criança a encher potinhos ou saquinhos com grãos de feijão, de arroz, sabonete seco ou areia e vende os olhos. Pode-se usar os pés para tentar descobrir o maior número de itens que foram separados. Vence quem souber todos. Todas estas ações são importantes, também porque para um bom desenvolvimento cognitivo, as crianças precisam gastar energia e terem ótimas noites de sono.

Agora que você já sabe como manter as crianças ativas durante o isolamento social, procure estar mais atento ao seu filho e participar da vida dele. “Mesmo em tempos de dificuldades, não permita que nada destrua a união da sua família. Afinal, juntos somos mais fortes”, finaliza a HIIT coach.

Quem Escreve

Quiz Afine-se

Os seus hábitos falam por você

Assine nossa newsletter

Conteúdos exclusivos do maior site
de qualidade de vida do Brasil

Formulário enviado!

Em breve entraremos em contato.