Como manter-se saudável durante o carnaval

Tempo de leitura 4 min

Seja em bloquinhos de rua, nas passarelas das avenidas, acompanhando trios elétricos ou no frevo do maracatu, o carnaval está batendo a porta para mais um ano de folia! E mesmo sendo um momento de muita diversão, é preciso manter a rotina e o corpo saudável, até mesmo para ter pique e aguentar todos os dias de festa! Por isso listamos algumas dicas que vão te ajudar a manter-se saudável durante o carnaval que começa daqui uns dias!

Beba muita água! Procure consumir de 2 a 3 litros de água por dia e não espere sentir muita sede. A água é importante para se manter hidratado e aguentar a folia, por isso você não deve esperar sentir muita sede para então tomá-la. Lembre-se de alterná-la com as bebidas alcóolicas pois elas desidratam o corpo.

Por falar em bebidas alcóolicas, beba com moderação (ou não beba mesmo!). Evitar os excessos ajudará você a se sentir bem durante e no dia seguinte, pois evita náuseas e ressacas, entre outros efeitos colaterais.

Se beber, não dirija! Álcool e direção não combinam, principalmente no carnaval em que as ruas estão cheias e o tráfego nas cidades costuma ser alterado. Vá de táxi, transporte público ou outra alternativa e também não pegue carona com quem tenha bebido.

É importante ter momentos de pausa mesmo durante o carnaval, para se hidratar e alimentar-se corretamente

É muito importante que você cuide da sua alimentação! Não fique longos períodos em jejum, por isso programe-se para fazer as principais refeições do dia corretamente, café da manhã, almoço e jantar, além de ter intervalos para lanches, que podem ser frutas frescas ou sucos de frutas, castanhas e barrinhas de cereal, de preferência caseiras. Evite os lanches naturais que contenham maionese ou molhos, que são muito perecíveis e estragam facilmente, ainda mais quando não estão mantidos em temperatura correta.

No almoço, aposte nos carboidratos complexos, que promovem a saciedade e são boas fontes de energia, que você precisará para manter o pique total durante a folia. Mandioca, batata, inhame, grãos integrais são alguns dos exemplos. Você deve combiná-los com boas fontes de proteína, como ovosfrango e peixes, e vegetais verde escuro, como couve, brócolis, rúcula, agrião para o combo perfeito. Estes vegetais atuam no processo de desintoxicação, auxiliando o funcionamento do fígado, portanto, são boas pedidas na luta contra a ressaca.

Ainda sobre alimentação, é importante evitar frituras e alimentos muito gordurosos pois eles demoram mais para serem digeridos e provocam sono, o que pode estragar a sua festa! Prefira preparações assadas, grelhadas ou cozidas. Se você vai curtir o carnaval na praia, tenha um cuidado especial ao consumir frutos do mar e outros alimentos vendidos por ambulantes, pois devido a calor estes alimentos podem se estragar facilmente e nem sempre eles são mantidos em temperaturas corretas.

Durante o carnaval é importante que você também dê um tempo. Quando cansar, pare e respeite os limites do seu corpo. Além disso, ter um boa noite de sono é importante para repor a energia. Mantenha sua rotina noturna e durma e seis a oito horas por dia.

O carnaval acontece apenas por alguns dias e a vida continua depois que ele termina. Por isso é importante manter os hábitos saudáveis para que a sua rotina não fique completamente afetada e seu corpo não sinta a diferença. 

Quem Escreve

Quiz Afine-se

Os seus hábitos falam por você

Assine nossa newsletter

Conteúdos exclusivos do maior site
de qualidade de vida do Brasil

Formulário enviado!

Em breve entraremos em contato.