Dá para comer fora de casa e não engordar?

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Todo mundo sabe a receita de uma rotina de alimentação saudável, mas colocá-la em prática é outra história. Com a correria do dia a dia preparar uma refeição em casa é uma tarefa quase impossível para milhares de pessoas, por isso comer fora é um dos hábitos cada vez mais comum entre os brasileiros.

O problema é que isso pode resultar em mais calorias acumuladas ao final do dia, já que muitas vezes são usadas grandes quantidades de gordura e sódio na preparação da comida em restaurantes e lanchonetes, verdadeiros vilões para 

Uma pesquisa do IBGE apontou que comer fora de casa consome um terço das despesas de uma família. Ainda segundo a pesquisa, o PF, famoso prato feito que também é chamado de prato comercial ou executivo, está entre as refeições mais consumidas pelos brasileiros o que deve ser um sinal de alerta, pois em alguns casos o PF pode ser até 33% mais calórico que um lanche fast food, além de possuir pouquíssima qualidade nutricional.

A pesquisa também revelou que o brasileiro consome fast food ao menos uma vez por semana, levantando mais um sinal de alerta. Em um primeiro momento, essas refeições normalmente proporcionam êxtase pelo efeito do açúcar no cérebro, porém essa sensação esconde o desenvolvimento de doenças cardíacas e obesidade devido ao alto índice de calorias. 

Com tudo isso, você pode chegar à conclusão de que é praticamente impossível emagrecer comendo fora de casa. Mas a verdade é de que essa é uma tarefa difícil sim, mas não impossível se você seguir estas dicas:

  • Antes de servir o seu prato, “faça a ronda” e confira tudo foi servido naquele dia, assim você poderá fazer escolhas de maneira consciente;
  • Escolha alimentos dos variados grupos nutricionais: proteínas, carboidrato, vegetais;
  • Procure variar e colorir a sua refeição o máximo possível, a refeição se torna muito mais nutritiva e menos calórica, além de ter menos risco de você se cansar de comer a mesma coisa todos os dias;
  • Substitua as sobremesas ricas em gordura e açúcar por fruta fresca;
  • Não peça bebidas durante a sua refeição e faça da água e sucos naturais seus preferidos.

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