Manutenção do peso: por que é tão difícil?

Tempo de leitura 2 min

Quando falamos em emagrecimento, automaticamente pensamos na alimentação porque ela é mesmo um fator fundamental para a perda de peso. Por isso muitas pessoas acabam adotando dietas restritivas demais ou receitinhas milagrosas que prometem resultados rápidos. Mas o que estas soluções não garantem é a manutenção do peso perdido.

E por que?

A maioria das pessoas que fazem dietas restritivas demais não consegue mantê-las por muito tempo, ocasionando então o temido efeito sanfona. Essa inconstância no peso acaba refletindo na nossa motivação, afinal por que tentar novamente se já sei que não vai dar certo?

Por isso é importante compreender que o emagrecimento é um processo que precisa ser feito de maneira saudável e, principalmente, com continuidade, através de uma verdadeira mudança de hábitos e adoção de um novo estilo de vida.

novos hábitos são fundamentais para a manutenção do peso
Hábitos saudáveis e um novo estilo de vida são muito importantes
para a manutenção do peso perdido

Por mais que a alimentação seja fundamental para a perda de peso, os hábitos alimentares não são os únicos que devem ser mudados neste processo. Também é preciso fazer atividade física, dormir bem, ter momentos de lazer e relaxamento, viver o momento presente e ter consciência sobre todas as suas ações.

Sabemos que esta mudança não é tão fácil quanto parece, afinal de contas é mais fácil continuar cultivando os velhos hábitos de sempre, por pior que eles sejam, do que tentar nos livrar deles. Se livrar de um comportamento ruim vai além da força de vontade, porque é necessário comprometer-se e persistir.

Novos hábitos são consolidados depois de executados, constantemente, por, pelo menos, 60 dias. E esta é a base da nossa metodologia: no Afine-se temos ferramentas que ajudam na geração destes novos hábitos e fortalecimento da capacidade de autocontrole. Somente através desta repetição estas novas ações ganharão relevância e se tornarão um novo hábito e um pilar fundamental para a manutenção do peso perdido.

Quem Escreve

Quiz Afine-se

Os seus hábitos falam por você

Assine nossa newsletter

Conteúdos exclusivos do maior site
de qualidade de vida do Brasil

Formulário enviado!

Em breve entraremos em contato.