Tendências de treinos para o verão

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Mesmo com as altas temperaturas do verão, é nessa estação que muitos recorrem aos treinos, seja ao ar livre ou em academias, com o intuito de eliminar os quilinhos ganhados nas festas de fim de ano, manter-se motivado e saudável e, claro, exibir a boa forma em praias e piscinas. Para isso um treino sem exageros é o mais recomendado pelos especialistas para alcançar o objetivo, seja ela para o emagrecimento, saúde ou hipertrofia.

Nos dias de hoje existem muitos planos e programas de treinos para quem tem dificuldades em conciliar uma agenda de trabalho e exercícios, alguns estão disponíveis na internet com o passo a passo ensinado por profissionais e influenciadores. 

Em apenas 15 minutos por dia e sem o uso de equipamentos, é possível realizar treinos intensos que chegam a diminuir o percentual de gordura corporal, tonificam e fortalecem a musculatura. Entretanto, para que estes treinos sejam realmente eficazes é necessário que os exercícios sejam realizados de forma correta e fazendo um esforço sem excessos para que o corpo não sofra nenhum prejuízo.

Todos os anos, profissionais de educação física, estudantes e médicos do mundo todo se reúnem para discutir as apostas do que será tendência fitness e não foi diferente para 2020. O resultado foi publicado pelo Colégio Americano de Medicina do Esporte (American College of Sports Medicine, ACSM) e revela que o foco nos treinos da alta temperatura para a América do Sul são as diferentes práticas para emagrecer.

Dentre as respostas, o HIIT, mais conhecido como treino de alta intensidade praticado em um curto espaço de tempo, intercalado com pausas de descanso, o que promove uma rápida queima de gordura e continuação do processo de emagrecimento até 48 horas após o treino. 

O yoga também é uma grande aposta para quem quer emagrecer sem precisar utilizar equipamentos. Essa poderosa prática milenar não consiste apenas na meditação, mas em aulas que trabalham o alongamento, a definição e o condicionamento físico utilizando os movimentos do corpo e a respiração correta. Existem muitos métodos do yoga no mundo todo, no entanto, o mais praticado e indicado para se começar é a Hatha Yoga, trata-se de um conjunto de exercícios usando várias posturas físicas (ásanas) e respiratórios. Dependendo da intensidade da aula é possível perder até 298 calorias por sessão, entretanto, requer disciplina, determinação e silêncio para unir corpo e mente.

Outro treino que está caindo no gosto de muitos é a Orange Zone. As aulas mesclam exercícios funcionais com o HIIT e é possível correr ou caminhar utilizando a esteira, remar e fazer um circuito funcional acompanhado de sensores que monitoram o desempenho dos alunos. Essa tecnologia é aplicada dentro de uma zona 85% laranja onde se permanece de 12 a 20 minutos para acelerar o metabolismo, queimar calorias e gastar mais 30% nas 36 horas seguintes.

Programas para a terceira idade não ficaram de fora da temporada! É possível adaptar treinos tradicionais com foco no fortalecimento muscular em aulas de zumba e fit dance, além do famigerado treino funcional que envolve flexibilidade, postura e força. 

Independente de qual for a sua escolha, antes de mais nada, o fundamental é estipular metas alcançáveis com a organização de agenda e horários, somente assim será possível iniciar uma rotina de treinos e conquistar resultados.

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