Você cuida da sua mente como cuida do seu corpo?

Tempo de leitura 3 min

Quando o assunto é mudança de vida uma das primeiras coisas que vem à mente é começar uma reeducação alimentar. O segundo passo é procurar uma academia e pegar firme nos treinamentos, seja na musculação ou no aeróbio. Dias vem e vão, os resultados corporais começam a aparecer, mas aquela sensação de cansaço mental, estresse exagerado, angústia e muitos outros sentimentos insistem em continuar assombrando. O bem-estar não foi totalmente alcançado. O motivo: você não cuida da sua mente como cuida do seu corpo e de nada adianta praticar exercícios e comer bem se as emoções forem esquecidas.

A relação corpo e mente, apesar de integrarem o mesmo ser, pode ser entendida como duas coisas totalmente distintas, mas que precisam estar em completa harmonia sempre. Só um corpo físico saudável não proporciona bem-estar. “Se fosse assim não teríamos tantos modelos com estaturas ditas perfeitas sofrendo com problemas de depressão e ansiedade. É necessário equilibrar para se ter o bem-estar”, diz a Mind Coach Afine-se, Andrea Borges.

No mundo caótico em que vivemos é importante aprender a viver o momento presente. Para isso, é preciso sair do excesso de futuro, que gera transtornos de ansiedade e livrar-se da overdose de passado, que provoca a depressão. Nenhum destes dois tempos pode ser alterado, mas é necessário saber viver em paz com eles. Andrea explica que quando não lidamos com as emoções, estas são transferidas para o corpo físico, transformando-se em doenças. “Jamais devemos nos esquecer de todos os fatores externos e hereditários que causam as mazelas, mas a emoção não curada certamente será descarregada de alguma forma no nosso organismo”, destaca.

Quando falamos em emagrecimento ligamos o assunto diretamente ao autoconhecimento. Emagrecer vai muito além das escolhas alimentares que são feitas de forma aparentemente aleatória. É toda uma cadeia de comportamentos que envolvem situações de “porque” e “o que” se está fazendo e pensando no momento da ingestão. “Sabemos que quase sempre comemos nossas emoções. Precisamos descobrir os gatilhos que nos levam a consumi-las. Temos a tendência de fazer do alimento uma salvação para os nossos sentimentos”, revela a Mind Coach. Quanto maior o autoconhecimento, mais saúde mental a pessoa adquire e assim, o processo de emagrecimento tende a fluir de forma prazerosa.

O autoconhecimento nos ajuda a identificar os gatilhos que nos fazem devorar nossos sentimentos

Para se ter um corpo e mente saudáveis a primeira coisa a se fazer é mudar os hábitos. Iniciar uma boa prática de exercícios e ter uma alimentação equilibrada estão relacionadas ao bem-estar físico. No que diz respeito à qualidade de vida mental, nada melhor do que uma boa meditação. “Praticar o aqui e agora é uma técnica de mindfulness pautada na respiração, que além de auxiliar na oxigenação do corpo, acalma a mente”, conta Andrea. É importante salientar que nada acontece de uma hora para a outra e para alcançar a plenitude é necessário que pequenos gestos de amor próprio façam parte da rotina.

E aí? Você cuida da sua mente como cuida do seu corpo? Para te ajudar nesta descoberta pelo bem-estar, criamos uma ferramenta que ajuda a mensurar as áreas da vida que precisam ser alinhadas. Clica aqui e descubra.

Quem Escreve

Quiz Afine-se

Os seus hábitos falam por você

Assine nossa newsletter

Conteúdos exclusivos do maior site
de qualidade de vida do Brasil

Formulário enviado!

Em breve entraremos em contato.