Aproveitar alimentos por completo é alternativa para reduzir o desperdício

Tempo de leitura 2 min

O Brasil desperdiça cerca de 23,6 milhões de toneladas de alimentos por ano, o que representa mais de 40 quilos de lixo por pessoa ao ano. Grande parte de todo esse desperdício poderia ser evitada com uma maior conscientização sobre a riqueza nutricional ao aproveitar alimentos por completo, diminuindo assim o descarte de sementes e cascas, entrecascas, folhas e talos.

O aproveitamento integral não apenas contribui para o enriquecimento nutricional da nossa rotina alimentar, como também proporciona uma maior variedade nas preparações dos pratos, economia no orçamento familiar e colabora para preservação do planeta.

Aproveitar o alimento por completo pode ser muito mais simples do que aparenta e ainda é uma forma de descobrir um novo jeito de aperfeiçoar a arte de cozinhar. Alguns dos alimentos que podem ser aproveitados por completo são abóbora, couve, beterraba, cenoura, couve-flor, batata, banana, melancia.

Para te ajudar, segue uma receita de Salada de casca de abóbora que você pode fazer em casa para começar a diminuir o desperdício.

Salada de casca de abóbora

Ingredientes:

  • 2 xícaras (chá) de casca de abóbora
  • 1 xícara (chá) de tomate picado
  • ½ xícara (chá) de cebola picada
  • Sal a gosto
  • 2 colheres (sopa) de azeite

Modo de preparo:

Lave a abóbora em água corrente, descasque e rale a casca. Coloque em uma panela e ferva bem. Depois de cozida, escorra a água e deixe esfriar. Junte o tomate, a cebola, o sal e o azeite. Sirva fria.

E aí? Preparado(a) para diminuir o desperdício no seu dia a dia e aproveitar os alimentos por completo? O planejamento é a base de tudo e deve começar até mesmo nas compras. Nesse vídeo nós falamos um pouco sobre isso e no nosso instagram fizemos uma seleção para te ajudar a aproveitar os alimentos que podem por completo. Clique aqui para conferir!No nosso instagram fizemos uma seleção para te ajudar a aproveitar os alimentos que podem por completo. Clique aqui para conferir!

Quem Escreve

Quiz Afine-se

Os seus hábitos falam por você

Assine nossa newsletter

Conteúdos exclusivos do maior site
de qualidade de vida do Brasil

Formulário enviado!

Em breve entraremos em contato.