Como beber mais água no seu dia a dia

Tempo de leitura 3 min

Beber água é essencial para saúde, mas pode ser uma tarefa árdua para muitas pessoas. Quem nunca escutou que “água não tem gosto e por isso não tomo”? Pois é, acontece que não ingerir a quantidade certa do líquido pode acarretar em sérios problemas de saúde e substituir por refrigerantes e sucos industrializados não é a solução.

O corpo humano é composto por 70% de água e ela funciona como um solvente, promovendo um meio adequado para inúmeras reações químicas no organismo como, por exemplo, a eliminação de toxinas pela urina e o transporte de nutrientes, oxigênio e sais minerais. O líquido também contribui para a lubrificação do intestino e a movimentação adequada do bolo fecal, além de auxiliar na regulação da temperatura corporal por meio do suor. “Não se hidratar pode trazer problemas como constipação intestinal, distúrbios cardiovasculares, de pele, musculares e também renais. Sem contar na dificuldade de concentração, no aumento da fome, no mau hálito e baixa no metabolismo”, explica Bianca Bayer, nutricionista e parceira Afine-se.

Já que a água é tão importante, como saber qual a quantidade exata de ingestão ao longo do dia? Basta fazer uma conta básica: o peso corporal atual multiplicado por 35ml. Como exemplo uma pessoa que pesa 65 kg deve tomar uma média de 2,2 litros do líquido. “Procure não ultrapassar essa quantidade, pois o excesso pode causar a hiponatremia, que é um desequilíbrio na concentração de sódio no organismo, sobrecarregando os rins”, explica Bianca.

Mas o que fazer quando tomar água é um problema ou quando esquecer faz parte do dia a dia? Uma das frases mais frequentes é “Não gosto de água, pois ela é sem graça”. Isso, definitivamente, não é uma desculpa. Um jeito de tornar o líquido mais atraente é saborizá-lo. Utilize frutas, vegetais e folhas para dar um gostinho, pode ser hortelã, morango, limão, gengibre, pepino, abacaxi, enfim, apenas coloque o alimento de sua preferência na água, espere alguns minutinhos e pronto. Se preferir, adicione gelo para acentuar ainda mais o gosto.

água saborizada com frutas
As águas saborizadas com frutas promovem o frescor e incentivam o consumo

Outra forma de beber mais água é colocar uma garrafinha na bolsa, na mesa do escritório ou naquele ambiente que você tem que passar sempre. Procure por squeezes que sejam atrativos para você e que possuam medidas, será mais fácil controlar o quanto se ingeriu ao longo do dia, e evite deixar o frasco vazio para não gerar aquela “preguiça”. Sempre que perceber que está esvaziando, encha. Para os conectados, existem inúmeros aplicativos que podem ser usados. Você programa a quantidade de copos e o número de vezes que quer tomar e o aplicativo soará o alarme nos horários selecionados.

Agora que você já conhece outras formas de beber mais água, que tal começar a incluir na sua rotina?! Um corpo bem hidratado não apresenta sinais de fraqueza, diminui a fome excessiva, evita dores de cabeça, previne o inchaço e a sensação de boca seca, benefícios que vão além da simples hidratação.

Quem Escreve

Quiz Afine-se

Os seus hábitos falam por você

Assine nossa newsletter

Conteúdos exclusivos do maior site
de qualidade de vida do Brasil

Formulário enviado!

Em breve entraremos em contato.