Como cuidar da alimentação dos filhos em casa?

Tempo de leitura 3 min

As medidas de isolamento social modificaram as rotinas de milhares de pessoas, inclusive de crianças e adolescentes que tiveram as aulas interrompidas. Com os filhos em casa, muitos pais ficam tentados a flexibilizar a alimentação, como nas férias, mas como ainda não há uma previsão de quando as coisas irão voltar ao normal, a alimentação das crianças na quarentena precisa seguir a velha rotina.

O momento em que vivemos exige uma alimentação saudável que ajuda no fortalecimento da imunidade, por isso é muito importante que as crianças não abusem do consumo de alimentos ultra-processados, pobres em nutrientes, ricos em sódio e altamente calóricos, pois além de comprometer a saúde eles também podem alterar o sono, a irritabilidade e aumentar o peso, elevando o risco de doenças como diabetes II.

É importante ressaltar que o maior exemplo de boa alimentação são os hábitos familiares, por isso o ambiente das refeições deve ser o mais calmo possível, evitando distrações, e é preciso estabelecer um horário para as refeições principais. Variar as preparações também pode fazer com que as crianças experimentem novos alimentos. Muitas vezes elas não gostam da textura de um alimento e preferem uma ou outra forma de preparação.

pai e filho preparando uma refeição
Fazer com que as crianças participem da preparação de receitas é uma boa forma de incentivá-las a ter uma alimentação melhor e mais saudável

Além disso, quanto mais as crianças participam do processo, mais se sentem motivadas, então aproveite este momento para envolvê-las nas preparações de receitas. Cozinhar juntos, além de ser um excelente momento para estreitar vínculos e trocar afeto, também pode ter um resultado efetivo no consumo de alimentos saudáveis, já que é preciso selecionar, tocar, sentir, cheirar, cortar e também provar o que se está preparando.

Manter uma atividade física também é complementar ao desenvolvimento de hábitos alimentares, afinal de contas uma criança sente mais fome quando se move e gasta a caloria, além de contribuir para diminuir a ansiedade. Não deixe seus filhos o tempo todo na televisão ou no computador, planeje brincadeiras e atividades que envolvem toda a família.

 A rotina de alimentação dos filhos em casa precisa de atenção, mas também não precisa ser um peso. Planejamento e paciência vão te ajudar a manter os hábitos saudáveis!

Quem Escreve

Quiz Afine-se

Os seus hábitos falam por você

Assine nossa newsletter

Conteúdos exclusivos do maior site
de qualidade de vida do Brasil

Formulário enviado!

Em breve entraremos em contato.