Como evitar o desperdício durante o isolamento social

Tempo de leitura 3 min

Neste período em que a maioria das pessoas está em casa, cozinhar se tornou rotina para muitos que ainda não tinham este hábito, por isso uma das preocupações deve ser em como evitar o desperdício durante o isolamento social.

A primeira coisa a fazer é entender que ainda teremos acesso aos serviços essenciais e que, por isso, não precisamos desesperar e agir por impulso. Então, antes de ir ao mercado a primeira coisa a se fazer é o cardápio. Separe um dia para fazer o menu da semana ou para 15 dias, no máximo. Decida quais serão as refeições, o que conterá em cada uma delas, quantas pessoas serão servidas e quanto cada um consome. Lembre-se de incluir também os lanches intermediários e, ao se tratar dos ingredientes, certifique-se de que listou todos, até mesmo os temperos e as frutas.

O próximo passo é verificar quais itens da lista você tem em casa. Faça uma geral na geladeira e na despensa, sem pular nenhum espaço. Se encontrar algo que não se lembrava, que tal alterar o cardápio? Depois disso é hora de anotar o que está faltando. “Ir ao mercado sem uma lista não é recomendado, porque podemos não só esquecer do que era realmente necessário e como também comprar além da conta ou o que não era importante para aquele momento”, disse a nutricionista Bianca Bayer, parceira do Afine-se.

Depois da compra é preciso decidir por guardar ou já iniciar o preparo das refeições. Se optar por acondicionar atente-se aos mais perecíveis que são as folhas e as frutas. Para aumentar a durabilidade das folhas higienize-as com hipoclorito de sódio, seque-as e guarde-as na geladeira em uma vasilha intercalando uma folha da verdura e uma de papel de toalha. Esta absorverá a água e evitará que estrague mais rápido. Para as frutas compre as que estão amadurecidas e prontas para o consumo da semana. O restante guarde na geladeira ou no freezer, como é o caso das carnes.

mulher fazendo lista de compras
Conferir a despensa é o primeiro passo para fazer a lista de compras

Caso decida por deixar todas as refeições já prontas, cozinhe-as no mesmo dia e separe por marmitas. Armazene na geladeira se a quantidade for menor ou no freezer. “Certamente a comida não vai estragar e terá refeição pronta para vários dias”, diz Bianca.

Mas e se mesmo assim sobrar comida, o que podemos fazer? A dica é reaproveitar. Faça pastas com os temperos da geladeira ou utilize as folhas para condimentar saladas. Caso sobre frutas, que tal fazer uma compota ou geleia? Ao invés do açúcar refinado, utilize o adoçante específico para o seu planejamento alimentar que servirá de conservante e dará a consistência desejada. Outra boa opção é separar o que está sobrando na geladeira e fazer uma sopa. Não é preciso muito, talos, folhas e aquele pedaço de carne já são suficientes para um caldo saboroso e nutritivo.

Agora que você já sabe como evitar o desperdício durante o isolamento social, não tem mais segredo. O importante é se programar e, assim, evitar gastos desnecessários.

Quem Escreve

Quiz Afine-se

Os seus hábitos falam por você

Assine nossa newsletter

Conteúdos exclusivos do maior site
de qualidade de vida do Brasil

Formulário enviado!

Em breve entraremos em contato.