Dormir bem ajuda no emagrecimento

Tempo de leitura 2 min

O sono é um dos pilares essenciais do emagrecimento e por isso dormir bem é tão importante quanto a alimentação e a prática constante de exercícios físicos. Estudos indicam que ter um sono com qualidade auxilia na regulação de hormônios como a leptina, responsável pela saciedade e controle da fome, e a grelina, hormônio que aumenta o apetite e posteriormente o ganho de peso.

Outro estudo, encomendado pela empresa de tecnologia Royal Philips, revelou que a má percepção do sono entre os brasileiros piorou nos últimos cinco anos, aumentando em 36%. O resultado cita distrações com o entretenimento através de dispositivos que afetam diretamente o descanso como o uso de televisão, filmes e redes sociais. 

Ainda segundo o estudo, menosprezar boas horas de sono pode acarretar em um maior risco de desenvolver diabetes, além de enfraquecer o sistema imune e aumentar o consumo de alimentos, que pode chegar até em 20% a mais do que uma pessoa comeria se estivesse dormindo bem. Dormir mal nos dias úteis e ter a ideologia de repor no fim de semana não adianta, pois, a privação do sono, seja ela total ou parcial, prejudica o emagrecimento. 

Embora o sono apresente ciclos na média de 90 minutos, recomenda-se cerca de seis a oito horas por noite. Para dormir bem é preciso respeitar os períodos de sonolência, evitar contato com dispositivos eletrônicos, evitar estimulantes como álcool, refrigerantes, café e chás em excesso e até adotar um ritual para esvaziar a mente como uma meditação ou uma música que traga tranquilidade.

Quem Escreve

Quiz Afine-se

Os seus hábitos falam por você

Assine nossa newsletter

Conteúdos exclusivos do maior site
de qualidade de vida do Brasil

Formulário enviado!

Em breve entraremos em contato.