O que você come enquanto assiste TV?

Tempo de leitura 2 min

Apontada como o maior bem cultural do Brasil segundo estudos do IBGE, a televisão é a máxima entre os lares brasileiros e é através dela que muitos criam hábitos aparentemente inofensivos como sentar-se no sofá para se alimentar. Realizar as refeições em frente à TV pode até ser uma prática prazerosa, mas também pode tornar-se prejudicial à saúde. 

Seguir uma alimentação saudável requer esforços até nos mais simples atos, como mastigar bem, saboreando cada mordida. Segundo médicos e nutricionistas a alimentação em frente à TV faz com que essa rotina regrada se perca, pois nesses momentos é que comemos mais rápido, não nos concentramos no que está sendo ingerido devido as distrações transmitidas e aumentamos o risco de comer mais.

Close up of a grandfather watching a movie with his grandson

Um estudo da Associação de Cardiologia dos Estados Unidos estudo apontou que quando comemos assistindo televisão o cérebro não processa corretamente o gosto do alimento e a quantidade a ser ingerida, ou seja, ele não tem tempo o suficiente para registrar que estamos satisfeitos e aumenta em cinco vezes o risco de uma síndrome metabólica, que pode levar a obesidade, doenças cardiovasculares e diabetes. 

Infelizmente esse hábito também faz parte da rotina das crianças e adolescentes e conta ainda com um agravante. Como a televisão é um grande potencial educativo e influenciador ao transmitir qualquer informação, as crianças estão mais propensas ao sobrepeso por receber estímulos através de programas e propagandas ligados a algum tipo de comida e comportamento alimentar. Muitos produtos apresentados têm excesso de gorduras e açúcares, mas parecem saborosos aos olhos e isso aumenta a vontade de comer. 

Diante disso, vale reconsiderar pequenas mudanças nos hábitos alimentares que podem tornar o momento das refeições mais saudável e de qualidade. Sente-se a mesa, aposte em um cardápio variado, rico em nutrientes vitaminas e sais minerais, saboreie o prato, os cheiros, coma com calma, pois o organismo precisa de tempo para processar os alimentos, mastigue bem pois isso ajuda no processo digestivo. E o mais importante, faça tudo isso longe de qualquer aparelho eletrônico, afinal, nem tudo se aprende e se aprecia vendo TV. 

Quem Escreve

Quiz Afine-se

Os seus hábitos falam por você

Assine nossa newsletter

Conteúdos exclusivos do maior site
de qualidade de vida do Brasil

Formulário enviado!

Em breve entraremos em contato.