O seu filho dorme bem?

Tempo de leitura 2 min

O sono é fundamental para a vida e essencial em qualquer idade, no entanto, é na infância que dormir bem é ainda mais importante devido ao desenvolvimento do corpo e da mente das crianças. 

Um estudo realizado pela Universidade de Queensland, na Austrália, comprovou que crianças que não dormem bem podem ter déficit de atenção, além de ter o aprendizado escolar comprometido, por isso é imprescindível se atentar à qualidade de sono dos pequenos.

Os maus hábitos alimentares é uma das principais causas de noites mal dormidas, a ingestão de cafeína e açúcar, por exemplo, próximo ao horário de descanso dará energia à criança ao invés de proporcionar o repouso, assim como pular o café da manhã, consumir fast food e doces regularmente causam os mesmos danos. 

Criança dormindo no sofá com muitas comidas
É importante que as crianças não fiquem expostas à telas de smartphones e tabletes por pelo menos uma hora antes de dormir

Outra grande causa para o mau desempenho do sono de crianças é o muito tempo de tela antes de dormir. O uso de eletrônicos, como o smartphone e tabletes, neste período inibe a secreção de hormônio que estimula a sonolência e desencadeia uma série de problemas de comportamento e saúde como a perda de neurônios. O ideal é deixar de usá-los uma hora antes de dormir.

A falta de sono e a obesidade infantil também estão relacionadas, isso porque crianças que dormem mal têm mais probabilidade de comer além do necessário, o que leva ao excesso de peso. Para diminuir o risco da doença nos pequenos é importante se conscientizar em adotar uma alimentação adequada e combater o sedentarismo com algum exercício físico. 

Para manter uma vida mais saudável é muito importante cuidar dos hábitos das nossas crianças. Por isso, comece a se atentar a estes pontos e se pergunte: o seu filho dorme bem? 

Quem Escreve

Quiz Afine-se

Os seus hábitos falam por você

Assine nossa newsletter

Conteúdos exclusivos do maior site
de qualidade de vida do Brasil

Formulário enviado!

Em breve entraremos em contato.