Como organizar e planejar a alimentação para vencer a correria?

Tempo de leitura 4 min

Costumo dizer que na realidade não é uma questão de falta de tempo, mas sim de dar prioridade à alimentação e à organização da mesma. Quando não priorizamos o planejamento das nossas refeições, ficamos à mercê de comer o que tiver disponível, afinal precisamos nos alimentar de qualquer maneira. E a chance de a oferta não ser adequada para nossa saúde é bem grande. Por isso listei neste texto algumas dicas de como organizar e planejar a alimentação para vencer a correria.

Vivemos um momento em que os produtos industrializados tomam conta das prateleiras e das propagandas, sempre com o apelo à praticidade. Porém, os malefícios destes produtos para a nossa saúde são muitos. Acabamos por consumir uma grande quantidade de aditivos químicos como conservantes, corantes, edulcorantes, entre outros. E também o que chamamos de calorias vazias, quando o valor energético do produto é alto, porém com pouca quantidade de vitaminas e minerais, micronutrientes que nosso corpo realmente precisa para desempenhar suas funções com qualidade.

Se você tem pouco tempo disponível para organizar sua alimentação, escolha um dia da semana, um que seja mais tranquilo e que você consiga disponibilizar algumas horas para realizar suas compras e cozinhar algumas preparações para adiantar a alimentação dos próximos dias. Normalmente o domingo é um dia interessante para essa tarefa.

Comece fazendo uma lista de compras para aproximadamente uma ou duas semanas no máximo, pensando em cada refeição. Se conseguir montar um cardápio simples para a semana, facilita ainda mais. Depois das compras, cozinhe as principais preparações quentes e já deixe os vegetais crus também higienizados na geladeira, assim durante a semana será apenas uma questão de esquentar os alimentos e acrescentar os vegetais crus para complementar.

Fazer marmitas ajuda bastante nesse planejamento! Ou ainda, hoje em dia há uma oferta grande de locais que fazem marmitas equilibradas e saudáveis, onde é possível comprar pacotes com várias marmitas congeladas para vários dias.

marmitas saudáveis para alimentação
Escolher um dia da semana para preparar os alimentos e deixar marmitas prontas para toda a semana é um importante passo para o planejamento alimentar

Priorize sempre alimentos frescos e in natura, evitando ao máximo os industrializados. Tenha uma lancheira térmica onde você possa carregar frutas frescas, castanhas, iogurtes, garrafa de água e suas marmitas se assim desejar. Prepare sua lancheira já de noite antes de dormir, e pela manhã saia de casa preparado para qualquer eventualidade e com sua alimentação saudável garantida.

Cozinhe uma grande quantidade de alimentos de uma vez, e porcione suas marmitas para vários dias. É possível também congelar as marmitas, o que aumenta ainda mais a durabilidade do seu planejamento. Compre também castanhas e frutas secas e separe em pequenos pote ou saquinhos que caibam na sua mochila ou bolsa.

Caso faça as refeições principais em restaurantes, opte sempre por bastante vegetais, monte um prato colorido, e evite produtos ultra processados e industrializados. Não deixe também de se hidratar adequadamente, tenha sempre uma garrafa de água à mão.

Agora que você já sabe como organizar e planejar a alimentação para vencer a correria do dia a dia, não complique demais o cardápio, faça preparações simples e práticas. Ter planejamento é o segredo de toda alimentação saudável. Além disso fazer a própria comida é quase sempre mais barato do que comer fora de casa, ou seja, você nutre o seu corpo adequadamente e ainda economiza.

Quem Escreve

Quiz Afine-se

Os seus hábitos falam por você

Assine nossa newsletter

Conteúdos exclusivos do maior site
de qualidade de vida do Brasil

Formulário enviado!

Em breve entraremos em contato.