Os seus amigos influenciam na sua alimentação?

Tempo de leitura 2 min

Ter amigos é uma importante fonte de felicidade e indispensável para a formação social, principalmente porque eles nos aconselham quando é necessário, afastam a solidão, nos fazem rir e ajudam no nosso desenvolvimento emocional. De certa forma, as amizades influenciam em diversos aspectos da nossa vida e quando o assunto é alimentação, a influência pode fazer ou não o ponteiro da balança subir. 

Uma pesquisa publicada na revista científica New England Journal of Medicine (Jornal de Medicina da Nova Inglaterra), analisou os laços sociais de 12 mil adultos com o monitoramento do peso de cada um deles. O estudo assegura que um amigo que está com sobrepeso, pode fazer com que o outro ganhe 57% de peso e também comprovou que o hábito de copiar os maus hábitos alimentares de pessoas do mesmo sexo pode ser ainda maior que a porcentagem apontada.

Mas calma, você não precisa se afastar de todos os amigos que não se alimentam bem e ainda pode usar isso a seu favor. Homens e mulheres que participaram de uma pesquisa da North Carolina State University (Universidade do Estado da Carolina do Norte), nos Estados Unidos, conseguiram ter uma significativa perda de peso, de aproximadamente 35 quilos, mesmo convivendo com amigos que tentavam influenciá-los negativamente e, na verdade, foram eles que conseguiram incentivar estes amigos a adotarem um estilo de vida mais saudável. 

A tática revelada na pesquisa é introduzir o processo de reeducação alimentar de modo mais confortável no círculo de amizade, encorajá-los e demonstrar apoio na mudança. Mesmo em casos que esse processo de romper com os maus hábitos não é fácil, gestos simples como servir de exemplo, sem ter julgamentos e ser paciente na maneira de auxiliá-los nesse período é uma excelente influência e optar por escolhas positivas resultará em uma melhor qualidade de vida.

Nos encontros com amigos, além das boas risadas, é importante ter também um cardápio para uma alimentação balanceada, seja em casa ou em um restaurante, para então eliminarmos a ideia de amigos, amigos, vida saudável à parte.

Quem Escreve

Quiz Afine-se

Os seus hábitos falam por você

Assine nossa newsletter

Conteúdos exclusivos do maior site
de qualidade de vida do Brasil

Formulário enviado!

Em breve entraremos em contato.