Você perde o sono pensando nele?

Tempo de leitura 2 min

Muita gente perde o sono pensando nele. Mas, com insônia ou sem ela, dormir é um ato necessário ao organismo e intimamente ligado às condições emocionais e de estilo de vida. Segundo a Associação Brasileira do Sono cerca de 73 milhões de pessoas no país passam noites em claro e sentem o peso disso no seu rendimento diário.

Os prejuízos das noites mal dormidas são grandes, já que o sono é essencial para a manutenção da imunidade e para que o cérebro processe informações, armazene memórias e elabore estratégias diária para resolução de problemas. Poucas horas de sono também podem alterar os níveis de hormônios como a leptina (responsável por reduzir o apetite), a grelina (responsável por estimular o apetite) e melatonina (responsável pela indução do sono).

Neste período de quarentena, que muitas pessoas já estão se sentindo ansiosas e mais estressadas que o normal, dormir bem é muito importante, isso porque as noites em claro também alteram a produção do cortisol, conhecido como o hormônio do estresse, mantendo o corpo em constante estado de alerta, mais sensível a dor e ao cansaço.

Sendo assim, mesmo que o período seja de inseguranças e incertezas, precisamos manter hábitos saudáveis e que vão contribuir para a qualidade do sono. Precisamos criar condições favoráveis para dormir, melhorar o ambiente deixando-o confortável, escuro, silencioso e com a temperatura adequada, evitar dormir durante o dia, manter horários regulares, não tomar bebidas cafeinadas, não fazer refeições pesadas, desligar o celular e outros aparelhos eletrônicos e tentar relaxar uma hora antes do sono.

Se você é do time que perde o sono pensando nele, que tal seguir essas dicas para começar a ter noites melhores? No nosso Instagram ensinamos um exercício respiratório que também pode ser útil, já que ele ajuda a reduzir a ansiedade e a insônia. Clique aqui para conferir.

Quem Escreve

Quiz Afine-se

Os seus hábitos falam por você

Assine nossa newsletter

Conteúdos exclusivos do maior site
de qualidade de vida do Brasil

Formulário enviado!

Em breve entraremos em contato.