Alerta! Brasil é um dos países mais sedentários do mundo

Tempo de leitura 3 min

Criado para alertar a população sobre a importância da prática de atividades físicas no nosso dia a dia, o Dia de Combate ao Sedentarismo é comemorado hoje, 10 de março. Números do IBGE mostram que 47% dos brasileiros são sedentários. Entre os jovens o número é maior e ainda mais alarmante: 84%, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Ainda de acordo com a OMS, o Brasil é o país mais sedentário da América Latina e ocupa a quinta posição no ranking mundial.

A falta de atividades físicas é um dos fatores responsáveis por muitas doenças e condições que agravam a saúde. Alguns exemplos são: doenças cardiovasculares, aumento do risco de diabetes tipo 2, acúmulo de gordura abdominal e no interior das artérias, obesidade, apneia do sono, entre outros. Segundo o Ministério da Saúde, três em cada cem mortes no país podem ter influência do sedentarismo.

Se todo mundo sabe que atividade física é importante, por que tanta gente não faz? 

Mulher evitando fazer atividade física
Criado para alertar sobre a importância da prática de atividades físicas, 10 de março é o Dia de Combate ao Sedentarismo.

Para sair do sedentarismo é necessário mudar alguns hábitos de vida e a prática de atividade física deve começar a ser feita de maneira gradual e sempre acompanhada por um profissional. Abandonar as desculpas de falta de tempo ou de dinheiro é um grande passo. O ideal é que todas as pessoas, de todas as idades, incluindo as crianças, tenham o hábito de praticar pelo menos 30 minutos de atividade física por dia. 

Algumas mudanças simples que podem ser feitas no dia a dia para que consigamos nos movimentar mais são a troca do elevador pela escada, trocar o carro pela bicicleta ou pela caminhada, descer do transporte público algumas estações antes e continuar o trajeto a pé.

Para não ser considerada sedentária, uma pessoa precisa praticar atividade física por, pelo menos, três vezes na semana, pois só assim haverá a diminuição do risco de doenças que podem ser acarretadas pela falta de exercício. Caminhar, correr, pedalar, nadar, praticar ginástica e até jogar bola são opções válidas para se combater o sedentarismo.

Que tal aproveitar o dia de hoje para começar a mudar os seus hábitos e se livrar do sedentarismo? Topa o desafio?

#afinese #programaafinese #sedentarismo #diadecombateaosedentarismo #atividadefisica #hiit #treinofuncional #exerciciofisico #qualidadedevida #vidasaudavel #habitossaudaveis #vidaafinada

Quem Escreve

Quiz Afine-se

Os seus hábitos falam por você

Assine nossa newsletter

Conteúdos exclusivos do maior site
de qualidade de vida do Brasil

Formulário enviado!

Em breve entraremos em contato.