Ansiedade na quarentena: o que fazer para manter a saúde física e mental

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A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou em 2019 que mais de 18 milhões de brasileiros sofrem com a ansiedade. Este número, que representa cerca de 10% da população e é três vezes maior que a média global, coloca o país como líder mundial da patologia e acende um sinal de alerta neste momento em que estamos vivendo. Sabemos que este isolamento social tem feito as pessoas lidarem com sentimentos desafiadores como angústia, medo e incerteza, o que pode agravar os índices de ansiedade na quarentena.

Especialistas têm alertado para o aumento do consumo de bebidas alcoólicas neste período. Apesar de trazer um efeito imediato de relaxamento e euforia, o consumo excessivo de álcool pode agravar os quadros de ansiedade e enfraquecer o sistema imunológico, aumentando os riscos de doenças e a suscetibilidade a infecções.

Os excessos na alimentação também são motivos de preocupação. Em tempos de quarentena, muitas pessoas que sofrem com ansiedade se queixam da perda ou aumento do apetite e este descontrole pode trazer consequências como ganhou ou perda de peso, falta de sono, estresse e má digestão.

Os efeitos da ansiedade podem ser sentidos durante este período difícil que estamos enfrentando e também podem deixar marcas traumáticas nas vidas das pessoas, por isso, encontrar como contê-los protege nossa saúde física e mental.

Tenha em mente que o seu esforço pessoal impede que um número ainda maior de pessoas se contagie com o vírus, por isso, mesmo que difícil, o isolamento é importante e essencial para quem apresenta ou não os sintomas da doença. Saber que a quarentena interrompe a propagação da pandemia e pode salvar vidas, ajuda no controle da ansiedade.

Ser solidário neste momento de quarentena faz bem para o outro e para nós mesmos

Confira algumas práticas simples que vão te ajudar neste momento:

Mantenha-se ativo:

Procure formas de fazer atividades físicas dentro de casa e evite desenvolver uma rotina sedentária. Planeje um cronograma com alguns exercícios que podem ser feitos até mesmo com sacos de alimentos, por exemplo. Você também pode dançar em frente à TV ou acompanhar as muitas aulas que estão sendo feitas ao vivo com diversos profissionais.

Atividades manuais estimulantes, como artesanato e gastronomia, também são boas alternativas.

Mantenha contato com as pessoas que você ama:

Use a tecnologia a seu favor e não se isole emocionalmente. O ser humano é uma criatura social, por isso marque encontros online com seus amigos e familiares, estas conversas podem resultar em grandes benefícios e contribuir para reduzir bastante a ansiedade.

Não tenha receio de pedir ajuda caso você precise de apoio, muitos psicólogos e psicanalistas estão atendendo pela internet neste momento.

Produza, mas conheça o seu limite

Se você está trabalhando em casa, precisa ter uma rotina para proteger a organização mental. Estabeleça os horários fixos de trabalho, pausas, refeições e não se esqueça de criar momentos de lazer.

O cenário exige dedicação profissional sim, mas você não precisa fazer todos os cursos de aprimoramento pra sua carreira que foram disponibilizados. Lembre-se: tá tudo bem querer passar algumas horas não fazendo nada.

Beba água, respire fundo e relaxe:

A água é considerada um “calmante” natural e por isso ajuda no controle da ansiedade. Quando você se perceber muito acelerado, respire lenta e profundamente algumas vezes para conseguir se acalmar.

Tente criar o hábito de meditar, faça exercícios de alongamento e relaxamento, tudo isso pode ser feito em casa e vai te ajudar a controlar a ansiedade.

Seja solidário

Ajudar é uma das atitudes mais benéficas à nossa mente, portanto procure saber se seus amigos, familiares, colegas de trabalho e vizinhos estão bem. Esteja sempre em contato com eles, pode ser apenas para ouvi-los ou para ajudar no que for possível.

Quando usamos o nosso tempo fazendo o bem, para nós mesmos ou para os outros, não temos muito tempo para lembrar das nossas insatisfações.

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