Dia Mundial da Obesidade e a importância de saber mais sobre o assunto

Tempo de leitura 2 min

A Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta a obesidade como um dos maiores problemas de saúde pública no mundo. A projeção é que, em 2025, 700 milhões de pessoas estejam obesas. Como uma forma de alertar a população para os riscos provocados pela condição, foi instituído o Dia Mundial da Obesidade, celebrado nesta quarta-feira, dia 4 de março. 

Pela definição da OMS obesidade é o excesso de gordura corporal em quantidade que determine prejuízos à saúde, visto que ela é um dos principais fatores de risco para doenças como diabetes tipo 2, hipertensão, acidente vascular cerebral e vários tipos de câncer. Uma pessoa é considerada obesa quando seu Índice de Massa Corporal (IMC) é maior ou igual a 30 kg/m2. 

Corpo obeso com roupas apertadas
Além dos riscos à saúde, as pessoas obesas são constantemente envergonhadas e culpadas porque muitos não entendem a gravidade do problema

Além dos riscos à saúde, os obesos também precisam enfrentar diariamente mais um problema: o preconceito. Constantemente as pessoas com obesidade são envergonhadas e culpadas porque muitos não entendem que, como todas as doenças crônicas, ela possui causas profundas, complexas, múltiplas e constantes.

Por isso o dia de hoje também tem a função de alertar sobre a importância de tratar a obesidade com respeito. E isso também significa não fazer chamadas sensacionalistas, não vender a ideia de alimentos que chapam a barriga ou de dietas que emagrecem da noite para o dia. 

Tratar a obesidade com respeito é espalhar informações com responsabilidade, apontar as evidências científicas e indicar a ajuda de profissionais para a construção de novos hábitos e um novo estilo de vida que irão ajudar as pessoas a alcançar e manter um peso saudável.

A obesidade é muito mais do que aquilo que estamos vendo. Por isso aproveite o dia de hoje para saber mais sobre o assunto, quebrar estigmas e conversar com seus amigos e familiares e incentivar que todos tenham uma vida saudável e afinada.

Quem Escreve

Quiz Afine-se

Os seus hábitos falam por você

Assine nossa newsletter

Conteúdos exclusivos do maior site
de qualidade de vida do Brasil

Formulário enviado!

Em breve entraremos em contato.