Idosos devem se manter ativos na quarentena

Tempo de leitura 2 min

O isolamento social mudou vários aspectos da rotina de milhões de pessoas mundo a fora, mas isso não significa que as nossas necessidades mudaram por completo e é por isso que até mesmo os idosos devem ser manter ativos na quarentena.

Em outra realidade estaríamos incentivando os idosos a buscarem atividades em grupo e a se manterem em momento, não é mesmo? E por que agora isso seria diferente?!

Se você está passando a quarentena com algum idoso, deixe-o independente para realizar as tarefas cotidianas e o incentive a realizar alguma atividade física por, pelo menos, 150 minutos semanais. Isso é importante para prevenir a fraqueza muscular, que pode gerar prejuízos na independência funcional e na qualidade de vida.

Não só o corpo precisa ser cuidado em momentos como esse, a mente também precisa estar sã. Ainda que os idosos tenham seus próprios amigos, você, enquanto família, simboliza um elo muito importante na manutenção emocional dessa pessoa. Por isso, você deve conversar com eles mais de uma vez por dia, questionando como foram as coisas, sugerindo algumas atividades, relembrando o passado e daí adiante.

Também é importante conversar sobre o momento atual, com calma e coerência, explicar tudo que está acontecendo, a importância do isolamento social e os riscos da negligência.

Sabemos que alguns idosos podem ser teimosos, por isso a palavra de ordem é paciência! Querendo ou não, é seu dever fazer o possível para garantir o bem-estar dessa pessoa que, provavelmente, cuidou de você pela maior parte da sua vida.

Ajude-os a organizar a rotina, estabelecendo os momentos para as atividades de autocuidado, as produtivas e as de lazer. Assim os idosos entenderão que devem se manter ativos na quarentena e não sentirão tanto o peso de passar tantos dias em casa.

Quem Escreve

Quiz Afine-se

Os seus hábitos falam por você

Assine nossa newsletter

Conteúdos exclusivos do maior site
de qualidade de vida do Brasil

Formulário enviado!

Em breve entraremos em contato.