A obesidade interfere na produtividade?

Tempo de leitura 3 min

No Brasil, onde cerca de 12 milhões de pessoas estão desempregadas, segundo dados do IBGE, ainda não existe um estudo específico que comprove que a obesidade interfere na produtividade dos trabalhadores. Porém, vários estudos apontam que muitas empresas evitam contratar funcionários com sobrepeso. Uma das explicações para este comportamento do mercado são os problemas de saúde que a obesidade acarreta, o que pode gerar um maior número de faltas, por exemplo.

A verdade é que estar acima do peso é ficar predisposto às alterações de pressão e à possibilidade de desenvolver diabetes e, por causa disso, a depender da atividade profissional que exerça, o empregado poderá ser menos ágil. Tomemos como exemplo um operário que precise subir e descer escada várias vezes ao dia, gastando muita energia, se for obeso pode ter dificuldades de trabalhar.

Considerada uma epidemia, a obesidade é um mal que precisa ser combatido mundialmente. Mas além dos problemas de saúde causados por ela, o preconceito também é muito presente no dia a dia. Pessoas acima do peso podem sofrer com deboches e piadas rotineiros dos colegas de trabalho, por isso a obesidade precisa ser tratada com respeito no ambiente profissional. O peso é uma somatória de fatores e sua alteração, para mais ou menos, deve ser abordado em seus vários aspectos.

O ideal é que as empresas incentivem seus funcionários a terem uma melhor qualidade de vida, resultado de uma alimentação balanceada aliada à prática de atividades físicas, momentos de lazer e relaxamento, boas noites de sono, entre outros hábitos saudáveis. Além de compreender que como toda regra tem sua exceção, a falta de agilidade, que teoricamente não agrada à empresa pode não existir, o que há é um estigma do obeso como funcionário mais lento.

antes e depois de um homem que perdeu o emprego por ser gordo
César sabe bem o que é sentir os quilos a mais influenciarem no trabalho

O vigilante, César, de 49 anos, sabe bem o que é sentir os quilos a mais influenciarem no trabalho. Há um ano, depois de perder o único filho em um acidente, César começou a engordar muito e chegou a ter 126 quilos. Os quilos a mais lhe custaram a saúde e também o emprego. Foi aí que ele conheceu o Afine-se, através da clínica Nalva Luz Estética e Emagrecimento.

Ao final do programa, César não só conseguiu eliminar 28 quilos como também teve a felicidade de ser conquistar um novo emprego, depois de ser aprovado em um exame médico do trabalho. “Hoje não sinto mais as dores nas costas, minha pressão está normal e eu consigo novamente fazer caminhadas e andar de bicicleta”, conta.

E aí? A obesidade interfere na sua produtividade? Que tal se inspirar com a história do César e mudar a sua vida?

Quem Escreve

Quiz Afine-se

Os seus hábitos falam por você

Assine nossa newsletter

Conteúdos exclusivos do maior site
de qualidade de vida do Brasil

Formulário enviado!

Em breve entraremos em contato.