Pesquisa revela que os números da obesidade no Brasil aumentaram

Tempo de leitura 2 min

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS 2019) realizada em parceria com o Ministério da Saúde e os números revelaram que os números da obesidade no Brasil aumentaram e estão ainda mais alarmantes.

Se há 17 anos, quatro em cada dez brasileiros apresentavam excesso de peso, agora são seis em cada dez. Ou seja, cerca de 96 milhões de pessoas estão acima do peso no Brasil. Além disso a porcentagem de adultos com obesidade mais que dobrou, indo de 12,2% para 26,8%.

Pela definição da OMS obesidade é o excesso de gordura corporal em quantidade que determine prejuízos à saúde, visto que ela é um dos principais fatores de risco para doenças como diabetes tipo 2, hipertensão, acidente vascular cerebral e vários tipos de câncer. Uma pessoa é considerada obesa quando seu Índice de Massa Corporal (IMC) é maior ou igual a 30kg/m².

homem obeso recebendo bronca por comer pizza
Mudar a alimentação é um dos primeiros passos para se lutar contra a obesidade

O problema na adolescência

A PNS 2019 também revelou que 19,4% dos adolescentes brasileiros estão com excesso de peso, o que representa aproximadamente 1,8 milhões de indivíduos. E, entre eles, 6,7% já têm obesidade. O problema é mais prevalente nas meninas (8%) em comparação com os meninos (5,4%)

Estes dados são alarmantes porque diversos fatores fazem com que essa prevalência aumente ainda mais no decorrer do tempo. Afinal, ainda de acordo com a pesquisa, 33,7% das pessoas na faixa etária dos 18 aos 24 anos, está com excesso de peso. Já na faixa entre 40 e 59 anos, 70,3% dos indivíduos estão com excesso de peso, isto é, a esmagadora maioria.

Como os números da obesidade no Brasil aumentaram, é importante destacar as causas do excesso de peso são influências externas, múltiplas e constante, por isso a prevenção é sempre a melhor alternativa para evitar futuros problemas de saúde, por isso é importante abandonar os maus hábitos e adotar um novo estilo de vida.

Quem Escreve

Quiz Afine-se

Os seus hábitos falam por você

Assine nossa newsletter

Conteúdos exclusivos do maior site
de qualidade de vida do Brasil

Formulário enviado!

Em breve entraremos em contato.