Qual a receita para a longevidade?

Tempo de leitura 2 min

Apesar de não existir nenhuma receita ou fórmula mágica para a longevidade, sabemos que ela é um reflexo dos hábitos adotados ao longo da vida, que são responsáveis por frear, em partes, o processo de envelhecimento, aumentar os anos vividos e, de quebra, melhorar a saúde para poder aproveitá-los. 

A ONU publicou em 2019 o relatório anual Worth Health Statistics que revelou que no mundo todo as pessoas estão vivendo mais. No Brasil, segundo dados divulgados pelo IBGE em novembro de 2019, a expectativa de vida em 2018 já era de 76,3 anos – três meses a mais que em 2017. Um dos principais motivos deste aumento é a busca por hábitos saudáveis.

Embora esses dados reflitam fielmente o estilo de vida da população atualmente, ainda há uma boa parcela de brasileiros que precisam rever seus hábitos que impactam negativamente a saúde e, sem dúvidas, o envelhecimento. 

Idosos praticando atividade física

A prática regular de atividade física é fundamental para a longevidade

A alimentação é um dos principais pontos para um envelhecimento saudável. É importante reduzir o consumo de sódio, açúcar, gorduras ruins e doces em excesso, além de priorizar alimentos ricos em nutrientes, integral ou natural, proteínas, animal ou vegetal, além de incluir frutas e hortaliças que precisam ser sempre presentes.

A prática regular de atividade física também é fundamental para uma vida com mais qualidade e longevidade. Fazer exercício previne doenças como a obesidade, hipertensão, diabetes, desacelera o envelhecimento, traz benefícios cardiorrespiratórios, aumenta a massa muscular e reduz a gordura corporal, melhora a autoestima e a qualidade do sono, já que dormir bem também é extremamente essencial.

Estabeleça um horário para ir para a cama e torne-o um hábito. Durante o sono nosso organismo desempenha funções que promovem a saúde, como o fortalecimento da imunidade, liberação de hormônios do crescimento e insulina, além de melhorar o raciocínio e a memória para manter uma vida ativa intelectualmente.

Muitos caminhos nos levam à longevidade, mas todos só são possíveis se fizermos a nossa parte e tivermos boas práticas ao longo da nossa jornada, nos engajando em cuidar da saúde física e mental para que possamos ter um envelhecimento com saudável e sustentável. 

Quem Escreve

Quiz Afine-se

Os seus hábitos falam por você

Assine nossa newsletter

Conteúdos exclusivos do maior site
de qualidade de vida do Brasil

Formulário enviado!

Em breve entraremos em contato.