CRENÇAS LIMITANTES NO PROCESSO DE EMAGRECIMENTO

Tempo de leitura 2 min

A ação de crer exerce um fator limitante quando se acredita numa possibilidade ou numa verdade absoluta que pode, de fato, não ser real. 

As crenças limitantes exercem um papel fortíssimo no nosso cotidiano. Essas crenças bloqueiam certas atitudes e podem impedir que o indivíduo se desenvolva no âmbito pessoal em diversas áreas da vida. Para o emagrecimento acontecer e se sustentar é importante identificar quais são as crenças limitantes ou que te impedem de fluir nesse processo e modificá-las. 

Veja o exemplos de algumas crenças que limitam o seu emagrecimento: 

“Desde bebê eu já era gordinha.”

“A obesidade já está no meu D.N.A. 

“Lá em casa todo mundo é gordo, come muito, fica difícil emagrecer.” 

“Eu não consigo me controlar diante da comida.”

“Eu acho chato fazer atividade física.”

“Eu não consigo emagrecer.”

Como podemos observar, algumas crenças são adquiridas (no ambiente familiar com alguns discursos como comparações entre irmãos que fizeram com que tornássemos fixos tais conceitos), outras são impostas pela sociedade e outras ainda são experienciadas no decorrer das nossas vidas.

Muitas das vezes se faz necessário trabalhar toda essa dinâmica junto ao profissional habilitado, por exemplo, psicólogos ou coaches. No entanto temos algumas dicas: 

1) anotar todas as crenças que passam pela sua cabeça e que geralmente são negativas e contrárias ao processo disciplinar para alcançar um peso desejado e uma qualidade de vida. 

2) Formular perguntas do tipo: Esta crença tem fundamento? Tem evidências? 

3) Quais são as consequências em ter essas crenças? Elas me ajudam? 

4) Rebater essas crenças e formatar novas crenças positivas e fortalecedoras que certamente vão te impulsionar para a realização efetiva da nova proposta e projeto de emagrecimento. 

Desta forma será construído um novo repertório de ação e sua força cognitiva vai certamente propiciar avanços e sucesso em sua meta de emagrecimento!

Quem Escreve

Quiz Afine-se

Os seus hábitos falam por você

Assine nossa newsletter

Conteúdos exclusivos do maior site
de qualidade de vida do Brasil

Formulário enviado!

Em breve entraremos em contato.