Muitas mamães com bebês em fase de aleitamento materno exclusivo questionam se devem parar de amamentar para iniciar um processo de emagrecimento ou se amamentar realmente emagrece e ajuda a voltar ao peso pré-gestacional.
Primeiramente é preciso ressaltar que o aleitamento materno exclusivo traz diversos benefícios tanto para a mãe quanto para o bebê, alguns deles são:
Para o bebê:
Para a mãe:
Segundo alguns estudos mamães que amamentaram seus bebês por um período prolongado tiveram muito mais facilidade para voltar ao peso de antes da gestação quando comparadas às demais mulheres. Além disso, a diferença de peso persistiu por dois anos após o parto. Isso ocorre porque a demanda energética ao produzir o leite e amamentar é enorme, ou seja, o gasto calórico é alto.
Para garantir produção e qualidade adequada do leite para o bebê é necessário que a mãe se alimente de forma eficaz, nutritiva e com alimentos saudáveis num contexto de alimentação balanceada, como verduras, legumes, frutas, proteínas além de carboidratos e gorduras de boa qualidade.
A fome aumentada após a amamentação é bem comum e aí que mora o perigo. Se alimentar de produtos industrializados ou ricos em gorduras e carboidratos refinados, pode fazer com que essa mamãe acabe ganhando peso também.
Amamentar emagrece se este ato for combinado com uma rotina alimentar saudável. Por isso é importante consultar um profissional qualificado que irá te orientar devidamente e propor alimentos saudáveis e cheios de nutrientes para a mamãe e o bebê.
Torne-se uma estrategista e mude centenas de vidas de uma maneira rentável e eficiente
©2024 | Todos os direitos reservados