Dietas da moda: por que seguir uma delas não é a melhor opção?

Tempo de leitura 3 min

Se eu te disser que as dietas super radicais e restritivas que prometem milagres não só apenas não funcionam, como ainda fazem você engordar, você acreditaria? Pois é a mais pura verdade, e vou explicar em detalhes o que acontece quando nos submetemos a essas dietas da moda. 

De acordo com inúmeras pesquisas nessa área, que vêm avançando cada vez mais, hoje sabemos que 95% das pessoas que fazem dietas radicais voltam a engordar, muitas vezes ganhando até mais peso do que apresentavam no início. Nosso peso não é influenciado apenas pelas calorias que ingerimos e que queimamos. Envolve também o aspecto metabólico, comportamental, contexto social, histórico familiar, fatores genéticos, meio ambiente e muito mais.

As dietas da moda são agressivas para o corpo e podem gerar efeitos secundários por muitos anos. Há três alterações importantes, do ponto de vista físico, geradas pelos métodos de restrições radicais. São eles:

* Aumento do apetite;

* Redução do metabolismo;

* Contribuição para o efeito sanfona.

Seja essa dieta, por exemplo, um jejum sem fundamentos, uma restrição calórica muito acentuada ou uma dieta que exclui totalmente algum grupo alimentar (como as cetogênicas), nosso corpo reage entrando em estado de alerta. Afinal, ele precisa de energia para se manter vivo e funcional, e entende essa restrição como uma agressão. E, com isso, aumenta o seu apetite, pede por mais comida, e traz mais fome.

Quando essa energia não vem, ele reage da forma mais primitiva possível: guardando energia para se proteger. Para isso, ele diminui o metabolismo e passa a gastar energia de forma bem lenta e econômica. Logo, a pessoa volta a engordar.

E já do ponto de vista comportamental, vale lembrar que o principal ponto para a sustentabilidade de qualquer emagrecimento não foi feito: a reeducação e a mudança de hábitos. O único caminho para uma mudança duradoura é a mudança de estilo de vida, que conta com alguns pilates importantes, como:

* Comer mais alimentos verdadeiros e frescos, e menos industrializados;

* Prática regular de exercícios físicos;

* Sono e hidratação adequados;

* Manejo do estresse. 

E tudo isso nós cuidamos dentro do Afine-se, com acompanhamento profissional multidisciplinar e monitoramento diário. Portanto, se é isso que você busca, mais saúde e qualidade de vida, não pegue atalhos. Vivencie essa transformação em sua totalidade pois vale a pena cada momento!

Quem Escreve

Quiz Afine-se

Os seus hábitos falam por você

Assine nossa newsletter

Conteúdos exclusivos do maior site
de qualidade de vida do Brasil

Formulário enviado!

Em breve entraremos em contato.