Café da manhã saudável: o que você deve evitar

Tempo de leitura 3 min

Se você é do tipo que pula o café da manhã por falta de apetite, por pressa ou até mesmo por preguiça porque prefere dormir mais um pouco a ter de fazer essa refeição, precisa mudar esse hábito agora mesmo! Isso porque o café da manhã é considerado a primeira e a principal refeição do dia.

De acordo com especialistas, um dos motivos é que os alimentos desta refeição são os primeis combustíveis do dia, já que depois de horas de jejum o corpo precisa de alimentos. Além disso, a falta de um café da manhã saudável pode causar hipoglicemia devido à baixa presença de glicose no sangue e contribuir para alterações de humor e dificuldade de se concentrar.

Por isso listamos alguns erros comuns que devem ser evitados na hora dessa refeição.

Mulher tomando café da manhã em pé
Nada de tomar café da manhã em pé, sente-se à mesa para fazer a refeição com calma

Tomar só café

A cafeína pode até ser um estimulante, mas essa sensação de energia não durará muito tempo se você não se alimentar, pois a comida é que é a real fonte da nossa energia.

Não beber água

Quando acordamos, nosso corpo está desidratado, e só o café ou as frutas não são suficientes para repor o líquido perdido durante a noite. Além de nos dar energia, beber um copo de água ao acordar também afasta os outros efeitos da desidratação, como dor de cabeça, falta de atenção e ressecamento da pele, dos olhos e dos lábios.

Ficar só no pão

Comer apenas carboidratos no café da manhã é um erro bem comum. Afinal, o corpo precisa também de outros nutrientes, como as proteínas e a gordura, para se manter ativo.

Não comer carboidratos

Como os carboidratos são fonte de energia, não é boa ideia cortá-los logo do café da manhã. Se a preocupação é com o peso, troque o pão branco pelo pão integral.

Comer com pressa

Nem sempre dá tempo de sentar e comer, mas é preciso separar tempo para fazer essa refeição. Comer apressado faz seu cérebro não assimilar que você já comeu, por isso que geralmente comemos mais e pior quando estamos com pressa.”

Desprezar as frutas

As frutas são excelentes fontes de carboidratos e de nutrientes e por isso precisam fazer parte do seu café da manhã!

O ideal para um café da manhã saudável é sempre preferir alimentos in natura ou minimamente processados. E nunca pular essa refeição. Por isso, programe-se sempre para começar as manhãs se alimentando corretamente e com bons hábitos!

Quem Escreve

Quiz Afine-se

Os seus hábitos falam por você

Assine nossa newsletter

Conteúdos exclusivos do maior site
de qualidade de vida do Brasil

Formulário enviado!

Em breve entraremos em contato.