Intestino e Felicidade: qual a relação?

Tempo de leitura 2 min

Para começar explicar a relação do intestino com felicidade é importante que você saiba o que é Serotonina (provavelmente você já ouviu falar esse nome em algum lugar). Popularmente conhecida como “hormônio da felicidade”, este hormônio é responsável por liberar em nosso sistema nervoso central uma sensação de bem estar. A importância desse neurotransmissor vai muito além, já que está relacionado à regulação de sono, humor, apetite, temperatura corporal e ritmo circadiano, ou seja, vital para nossa saúde e bem estar físico. 

E qual a relação disso com o intestino? Pois bem, a maior produção da Serotonina está no intestino (sim, isso mesmo!), cerca de 90% da produção está no intestino, pois é ela a responsável pelos movimentos peristálticos (movimentação dos músculos do sistema digestivo) que garantem todo processo digestivo dos alimentos e estimula a evacuação. Por isso, geralmente notamos alteração intestinal em pacientes muito estressados e deprimidos, ou aquela “dor de barriga” antes de iniciar uma palestra e por aí vai. Isso ocorre porque existe uma interação entre o Sistema Nervoso Entérico (Intestinal) e o Sistema Nervoso Central (cerebral) o que chamamos de “Eixo Intestino-Cérebro”, desta forma, ambos os sistemas podem influenciar a atividade um do outro. 

Os principais fatores que geram a deficiência em serotonina são o estresse (aumento de cortisol) e a alimentação inadequada (falta de nutrientes importantes que fazem parte da formação da Serotonina). Estes fatores geram uma inflamação no intestino causando um desequilíbrio na microbiota intestinal que conseqüentemente não produzirá serotonina de forma adequada. Manter uma alimentação saudável, que forneça nutrientes adequados para manutenção da saúde do intestino é fundamental para que essa produção da serotonina seja otimizada. Além disso, outros fatores importantes que aumentam os níveis desse neurotransmissor são atividade física regular, meditação e gerenciamento do estresse. 

Resumindo, nosso Intestino é nosso segundo cérebro, portanto, cuide dele com muito carinho e atenção.

Quem Escreve

Quiz Afine-se

Os seus hábitos falam por você

Assine nossa newsletter

Conteúdos exclusivos do maior site
de qualidade de vida do Brasil

Formulário enviado!

Em breve entraremos em contato.