O autismo é considerado um transtorno complexo do desenvolvimento humano, que envolve atrasos e comprometimentos nas áreas da interação social e linguagem, incluindo ainda uma ampla serie de sintomas emocionais, cognitivas, motoras e sensoriais.
Os sinais precoces do transtorno do espectro autista envolve:
1. Diagnostico do TEA – realizado com base em uma avaliação clínica, observando-se crianças e analisando seu histórico de desenvolvimento por meio de entrevista com os pais e cuidadores. Esse diagnóstico é realizado a partir da identificação de déficits, são eles: prejuízos nas habilidades relacionadas a comunicação e interação social, presença de padrões de comportamentos repetitivos e interesses restritos.
2. No que se refere aos prejuízos nas habilidades de comunicação e interação social, o individuo deve necessariamente apresentar déficits na reciprocidade social – emocional, isso é dificuldade em compartilhar e reconhecer sentimento e pensamento, déficits na comunicação não verbal – ausência ou baixa frequência de contato visual, expressões faciais, gestos e déficits nas habilidades de iniciar e manter interação social.
3. Sobre os padrões de comportamentos repetitivos e restritos, um diagnostico de TEA, requer que o individuo apresente pelo menos dois dos quatro sinais a seguir: movimentos repetitivos e estereotipados (como balançar as mãos); repetição de sons estranhos, palavras ou até frases inteiras, mas fora do contexto; persistência em rotinas; intensidade atípica frente a mudanças; entre outros.
Sendo assim, a terapia ABA é uma terapia que usa técnicas de ensino baseado em evidências para aumentar o comportamento adequado e reduzir aqueles que podem ser prejudiciais ou interferir no aprendizado, é bastante eficaz para melhorar habilidades de comunicação e social.
Livro: Análise do comportamento aplicada ao transtorno do espectro autista.
Torne-se uma estrategista e mude centenas de vidas de uma maneira rentável e eficiente
©2024 | Todos os direitos reservados