Análise de comportamento aplicada ao transtorno do espectro autista

Tempo de leitura 2 min

O autismo é considerado um transtorno complexo do desenvolvimento humano, que envolve atrasos e comprometimentos nas áreas da interação social e linguagem, incluindo ainda uma ampla serie de sintomas emocionais, cognitivas, motoras e sensoriais. 

Portrait of sad little girl sitting isolated on blue studio background. How it feels to be autist. Modern problems, new vision of social issues. Concept of autism, childhood, healthcare, medicine.

Os sinais precoces do transtorno do espectro autista envolve:

1. Diagnostico do TEA – realizado com base em uma avaliação clínica, observando-se crianças e analisando seu histórico de desenvolvimento por meio de entrevista com os pais e cuidadores. Esse diagnóstico é realizado a partir da  identificação de déficits, são eles: prejuízos nas habilidades relacionadas a comunicação e interação social, presença de padrões de comportamentos repetitivos e interesses restritos. 

2. No que se refere aos prejuízos nas habilidades de comunicação e interação social, o individuo deve necessariamente apresentar déficits na reciprocidade social – emocional, isso é dificuldade em compartilhar e reconhecer sentimento e pensamento, déficits na comunicação não verbal – ausência ou baixa frequência de contato visual, expressões faciais, gestos e déficits nas habilidades de iniciar e manter interação social. 

3. Sobre os padrões de comportamentos repetitivos e restritos, um diagnostico de TEA, requer que o individuo apresente pelo menos dois dos quatro sinais a seguir: movimentos repetitivos e estereotipados (como balançar as mãos); repetição de sons estranhos, palavras ou até frases inteiras, mas fora do contexto; persistência em rotinas; intensidade atípica frente a mudanças; entre outros.

Sendo assim, a terapia ABA é uma terapia que usa técnicas de ensino baseado em evidências para aumentar o comportamento adequado e reduzir aqueles que podem ser prejudiciais ou interferir no aprendizado, é bastante eficaz para melhorar habilidades de comunicação e social.

Livro: Análise do comportamento aplicada ao transtorno do espectro autista. 

Quem Escreve

Quiz Afine-se

Os seus hábitos falam por você

Assine nossa newsletter

Conteúdos exclusivos do maior site
de qualidade de vida do Brasil

Formulário enviado!

Em breve entraremos em contato.